PUBLICIDADE
Notícias

Número de empresas inadimplentes é o maior desde 2013

O mês de agosto registrou um aumento de 9,90% no número de empresas inadimplentes. É a maior variação anual do indicador desde julho de 2013

11:05 | 22/09/2015

O número de empresas com dívidas em atraso registrou um crescimento de 9,90% em agosto, na comparação com o mesmo mês do ano passado. Os dados foram divulgados nesta terça-feira, 22, pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).   


Na comparação mensal, entre julho e agosto de 2015, houve crescimento de 0,56% no número de pessoas jurídicas inadimplentes e alta na quantidade de dívidas em atraso em nome de pessoas jurídicas: 1,04% na variação mensal, e 10,49% em relação a agosto de 2014.

Para o presidente da CNDL, Honório Pinheiro, a dificuldade dos empresários em manter os compromissos financeiros em dia é reflexo da atual conjuntura econômica em recessão, com baixo crescimento, quedas da produção industrial, e inflação e juros em patamares elevados. "Com menor dinamismo da economia e maior restrição ao crédito, a capacidade de pagamento das empresas diminui", explica Pinheiro.

Nordeste

O Nordeste é a segunda região com maior crescimento no número de empresas inadimplentes, uma alta de 13%. Ficando atrás apenas da região sudeste, com aumento de 17,32%.

O Sudeste também é a região que concentra a maior parte das pessoas jurídicas inadimplentes (46,64%), seguido pelo Nordeste (19,96%) e pelo Sul (17,39%).

Perfil

Quase 70% das dívidas registradas em nome de pessoas jurídicas têm mais de um ano de atraso.

O setor credor que concentra a maior parte das dívidas de pessoas jurídicas, ou seja para quem as empresas estão devendo, é o setor de Serviços, com expressivos 70,43%, seguido do Comércio, com 16,05%.

O setor de Serviços engloba Bancos e Financeiras, o que justifica a sua grande participação como a maior parte do setor credor. Agricultura é o setor credor menos representativo, com 0,13%.

Redação O POVO Online
TAGS