PUBLICIDADE
Notícias

Bolsa de Tóquio fecha em leve alta, com Fed no radar

09:10 | 07/09/2015
A Bolsa de Tóquio fechou em alta de 0,38%, 17.860,47 pontos, em um dia de incertezas em relação ao momento em que o Federal Reserve, o banco central norte-americano, irá elevar a taxa de juros. Na semana anterior, o índice Nikkei caiu 7%, em seu pior desempenho semanal desde abril de 2014.

Na sexta-feira, o relatório de empregos (payroll) dos Estados Unidos mostrou um quadro misto do mercado de trabalho dos EUA. A economia norte-americana criou 173 mil empregos em agosto, abaixo da previsão de 220 mil, mas houve revisões positivas dos dois meses anteriores. A taxa de desemprego recuou para 5,1%, em seu patamar mais baixo desde 2008.

A incerteza sobre o momento em que o BC dos EUA elevará a taxa de juros impulsionou em parte a turbulência das últimas semanas nos mercados globais. O gerente-geral de pesquisa da Chibagin Asset Management, Yoshihiro Okumura, disse que os EUA deveriam considerar o potencial impacto de sua política monetária sobre a China e outros emergentes. "Nós não temos certezas se eles farão isso", comentou.

O estrategista-chefe de ações da Barclays Securities Japan, Hajime Kitano, disse que a causa da queda recente nos mercados é a dúvida sobre a sustentabilidade das medidas de afrouxamento adotadas por bancos centrais, o que torna improvável que as ações retomem sua tendência de alta em breve.

Entre as ações em foco, Toshiba subiu 1,8%, após a empresa avançar para resolver um escândalo de contabilidade que repetidamente havia retardado seus resultados. Pouco após a abertura do mercado hoje em Tóquio, a companhia informou que teve prejuízo líquido de 37,8 bilhões de ienes no ano fiscal encerrado em março de 2015, em comparação com um lucro de 60,2 bilhões de ienes um ano antes. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS