PUBLICIDADE
Notícias

BC da Suécia decide manter taxa de juros e programa de compra de bônus

08:15 | 03/09/2015
O Banco Central da Suécia manteve sua taxa de juros e seu programa de compra de bônus inalterados, dizendo que as políticas existentes apoiam a economia e devem levar a inflação mais perto da meta de 2%.

O BC sueco, conhecido como Riksbank, informou que manterá sua principal taxa de recompra no recorde de baixa, em -0,35%. A meta do programa de compra de bônus foi mantida em 135 bilhões de coroas suecas (US$ 16,12 bilhões).

"A atividade econômica na Suécia está se fortalecendo e a inflação está mostrando uma clara tendência de alta", afirmou a instituição. "O Riksbank permanece muito preparado para adotar uma política monetária ainda mais afrouxada, no caso de uma deterioração nas expectativas de inflação."

A inflação na Suécia está abaixo da meta do BC do país há três anos e meio, diante da desaceleração econômica na Europa e, mais recentemente, da queda nos preços do petróleo. O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) recuou 0,1% em julho, na comparação anual.

Em julho, o BC realizou um inesperado corte na taxa de juros e expandiu seu programa de compra de bônus, a fim de impulsionar os preços, em meio às incertezas econômicas geradas pela crise da dívida da Grécia. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS