PUBLICIDADE
Notícias

Turbulência financeira global deve ser "temporária", diz BC indonésio

09:55 | 26/08/2015
A turbulência nos mercados financeiros globais é provavelmente "temporária" e vai durar até cerca de março do ano que vem, previu hoje o presidente do Banco Central da Indonésia, Agus Martowardojo.

Segundo Martowardojo, uma vez que os mercados se acalmarem, os recursos financeiros vão retornar para as economias emergentes que têm boas perspectivas e a Indonésia será um dos países a aparecer no radar dos investidores.

"Na verdade, os fundamentos econômicos da Indonésia estão melhorando, à medida que a inflação e o déficit em conta corrente diminuem", comentou Martowardojo.

Os mercados asiáticos tiveram dificuldade de superar a recente onda de liquidação global nesta quarta-feira, uma vez que preocupações sobre se o Banco do Povo da China (PBoC, o BC chinês) fez o suficiente para estimular sua economia levaram a Bolsa de Xangai a mostrar forte volatilidade e a fechar os negócios de hoje com queda de 1,3%. Outras bolsas da região, no entanto, acabaram subindo.

Martowardojo também argumentou que, embora o crescimento na Indonésia tenha diminuído para seu menor ritmo em seis anos, com alta anual de 4,7% no dois primeiros trimestres do ano, o resultado é ainda melhor que em muitos países.

"Quero repetir mais uma vez que a Indonésia está bem longe de estar em crise. Mas precisamos ter cuidado", disse o presidente do BC indonésio.

Martowardojo declarou ainda que o BC vem intervindo e continuará agindo nos mercados de câmbio para manter a volatilidade da rupia indonésia dentro de uma "faixa saudável". Hoje, o dólar atingiu uma nova máxima em 17 anos, de 14.155 rupias, o que levou a instituição a vender dólares novamente, de acordo com operadores. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS