PUBLICIDADE
Notícias

Rússia exigirá que Ucrânia pague empréstimo em dezembro, diz ministro

13:50 | 27/08/2015
A Rússia exigirá no mês de dezembro o pagamento integral de seu empréstimo para a Ucrânia, no valor de US$ 3 bilhões, afirmou nesta quinta-feira o ministro das Finanças russo, Anton Siluanov. Falando à TV estatal, Siluanov disse que a Rússia sempre se considerou como uma espécie de credor oficial da Ucrânia e que não participará do desconto parcial na dívida do país.

"Nós não concordamos com reestruturação, com mudanças nas regras e regulações", disse Siluanov. A declaração é dada após o governo ucraniano dizer que chegou a um acordo com credores privados para reestruturar sua dívida, após meses de negociações difíceis. O acordo prevê um desconto de 20% no valor de face dos bônus ucranianos em circulação e uma ampliação de quatro anos no vencimento da dívida.

Siluanov disse que Moscou já fez o suficiente para apoiar a Ucrânia, ao entregar US$ 3 bilhões no fim de 2013 de um fundo russo cuja função é apoiar o sistema previdenciário do país.

Depois da deposição do então presidente Viktor Yanukovych, em fevereiro de 2014, as relações de Moscou com Kiev pioraram, especialmente após a Rússia anexar a Crimeia. A Rússia vinha ameaçando exigir um pagamento antecipado da dívida. Siluanov disse que seu país decidiu por fim não pedir o pagamento antecipado do empréstimo, ainda que o governo ucraniano tenha violado os acordos iniciais. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS