PUBLICIDADE
Notícias

PIB da China deve desacelerar mais sem novas medidas, dizem economistas

10:30 | 12/08/2015
Os indicadores econômicos de julho na China sugerem que houve pouca melhora no impulso para o crescimento e, se as condições não melhorarem nos próximos meses, o Produto Interno Bruto (PIB) do país deve desacelerar para abaixo de 6,5% no terceiro trimestre, segundo economistas do ANZ.

A produção industrial chinesa subiu 6,0% em julho, na comparação com igual mês do ano passado, desacelerando da alta de 6,8% em junho e ficando abaixo das previsões de 6,6%. Outros dados, incluindo vendas no varejo e investimento em ativos fixos, também vieram mais fracos. "Nós esperamos, portanto, que mais políticas de afrouxamento sejam lançadas", disseram os economistas do ANZ. Entre essas medidas, os analistas preveem um corte de 0,25 ponto porcentual na taxa de juros no terceiro trimestre. A política fiscal também deve ter um papel maior no restante do ano, avaliam.

O economista Ma Xiaoping, do HSBC, disse que o dado mais fraco que o esperado de produção industrial indica que a segunda maior economia do mundo não teve melhora e que o crescimento deve continuar a desacelerar no terceiro trimestre. Ma disse que a última medida para desvalorizar o yuan ajudará a impulsionar suas exportações, mas é preciso haver novas medidas para impulsionar a economia. O governo também precisa implementar mais gastos fiscais nos próximos meses, avalia o economista, prevendo que o crescimento do PIB no terceiro trimestre fique abaixo do nível de 7% registrado no primeiro semestre do ano. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS