PUBLICIDADE
Notícias

Monteiro diz que discussão sobre revisão de plano de longo prazo é embrionária

15:55 | 07/08/2015
O diretor de Finanças e Relações com Investidores da Petrobras, Ivan Monteiro, revelou nesta sexta-feira, 7, que a elaboração de um novo plano de longo prazo da estatal ainda está em uma etapa inicial. Segundo ele, as discussões são embrionárias e não há nenhuma informação que poderia ser revelada neste momento.

No início desta semana, o novo presidente do conselho de administração da Petrobras, Murilo Ferreira, afirmou em entrevista ao Broadcast, serviço em tempo real da Agência Estado que a empresa já teria iniciado as discussões a respeito de um novo planejamento estratégico para os próximos 15 anos. Na oportunidade, o presidente do conselho, também presidente da Vale, salientou que a Petrobras precisa ser administrada "em cima de um orçamento."

Contabilidade de hedge

Monteiro também disse que a Petrobras está se utilizando do hedge accounting, uma prática contábil que mitiga o impacto do dólar a partir do casamento contábil dos dados financeiros da estatal com a perspectiva de exportações futuras.

Sem revelar detalhes, o executivo se limitou a dizer que a Petrobras fez "uma maior designação no hedge accounting no mês de maio". Esse movimento ocorreu justamente em um momento no qual a Petrobras vem reportando aumento das exportações, e tendo como balizador a estratégia de manter a menor relação possível do caixa à moeda nacional.

"Existem componentes, principalmente em parcela de juros, em operações de pré-pagamento, por exemplo, que são pagas em um período de tempo maior e, portanto, seriam objeto de preocupação em relação à exposição cambial", afirmou o executivo. "Temos utilizado o mecanismo do hedge accounting para fazer proteção em relação à exposição que a companhia tem", complementou Monteiro.

TAGS