Ministro Braga defende parceria de investimentos no setor elétrico
"Os ajustes estruturantes do setor começam a dar resultados com a redução do custo de energia. Os investimentos ao longo de tempo são a certeza de um modelo planejado que tem conquistado objetivos importantes, mas ainda há desafios", completou.
Para Braga, os investimentos do setor elétrico têm trazido dinamismo a diversos setores da indústria brasileira, caso dos fornecedores de equipamentos para a geração eólica. "Cada megawatt de energia eólica instalada gera 15 novos postos de trabalho no País. Queremos levar isso para outras fontes, como a fotovoltaica", acrescentou.
O ministro citou ainda o programa de prorrogação dos prazos das concessões das distribuidoras, que estaria sendo concluído pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Segundo ele, o setor de distribuição também fará investimentos relevantes.
"O espírito de parceria deve prevalecer no setor e sistema elétrico deve ser de ganha-ganha, não pode ser sistema em que uns ganham à custa dos outros", afirmou. Segundo ele, a fuga de investimentos prejudica o consumidor, por isso esses investimentos precisam tem uma remuneração adequada. "Vivemos clima de soluções negociadas no setor elétrico. Acreditamos no crescimento econômico que estamos construindo", concluiu.