PUBLICIDADE
Notícias

Demanda do consumidor por crédito em julho cai 10,5% no ano, diz Boa Vista

11:10 | 27/08/2015
A demanda do consumidor por crédito avançou 6,0% em julho ante junho, descontados os efeitos sazonais, segundo pesquisa da Boa Vista SCPC. A elevação atenua as quedas acumuladas no ano (-9,9%) e nos 12 meses encerrados em julho (-10,5%), sempre na comparação com iguais períodos do ano anterior. Já em relação ao sétimo mês de 2014, a busca dos consumidores por crédito avançou 1,1%.

A instituição avalia que a retração na demanda por crédito, observada nas tendências de longo prazo, se deve ao aumento da cautela dos consumidores em um momento de incertezas sobre a economia do País. "Fatores como alta das taxas de juros, inflação consistentemente elevada e piora do mercado de trabalho são apenas algumas das variáveis condicionantes deste cenário", diz a Boa Vista, que projeta que uma inversão da tendência da procura por crédito somente ocorrerá com a melhora da confiança na economia, o que só deve ocorrer em meados do próximo ano, estima a instituição.

O indicador da Boa Vista é elaborado a partir da quantidade de consultas de CPF à base de dados da empresa. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal.

TAGS