PUBLICIDADE
Notícias

BCE mantém inalterado teto dos empréstimos emergenciais para bancos da Grécia

09:55 | 05/08/2015
O Banco Central Europeu (BCE) deixou inalterado o teto de empréstimos emergenciais para os bancos da Grécia nesta quarta-feira, segundo uma fonte ligada ao assunto. O Banco Central da Grécia não requisitou uma elevação no programa de empréstimos emergenciais, de acordo com essa fonte.

A decisão do BCE, válida para as próximas duas semanas e tomada em teleconferência, significa que o volume de empréstimos emergenciais para os bancos gregos permanece em mais de 90 bilhões de euros (US$ 98,5 bilhões). A última vez que o BCE elevou o teto de empréstimos foi em 22 de julho. O teto ficou congelado do fim de junho até meados de julho, enquanto o governo grego estava num impasse com seus credores internacionais sobre um terceiro pacote de ajuda.

O BCE decidiu congelar o volume emprestado no fim de junho, após o governo de Atenas convocar um plebiscito sobre as medidas de austeridade exigidas pelos credores. A medida levou a Grécia a implementar controles de capital e a fechar bancos, para evitar mais saída de dinheiro do país.

Em fevereiro, o BCE decidiu que não iria mais aceitar dívida do governo grego como colateral para suas operações normais de empréstimos aos bancos, o que forçou os bancos gregos a recorrer a um programa mais custoso, conhecido como Assistência de Liquidez Emergencial (ELA, na sigla em inglês). Essa iniciativa é realizada através do BC grego, mas está sujeita à aprovação do conselho do BCE. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS