PUBLICIDADE
Notícias

PIB da China avança 7,0% no segundo trimestre, na comparação anual

23:40 | 14/07/2015
O Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 7,0% no segundo trimestre, na comparação com igual período do ano anterior. O resultado foi o mesmo do primeiro trimestre e ficou acima da previsão dos analistas ouvidos pelo Wall Street Journal, que era de 6,8%. Ainda assim, o desempenho de 7,0% do PIB iguala o mais fraco desde o início de 2009 no país, de acordo com o Escritório Nacional de Estatísticas.

O governo está tentando levar a China a crescer num ritmo mais baixo, porém mais sustentável. A taxa de juros foi cortada quatro vezes e o compulsório dos bancos duas vezes desde novembro no país, enquanto o governo lançou projetos de estímulo econômico para impulsionar o crescimento.

As vendas no varejo cresceram 10,6% em junho, na comparação com igual período do ano anterior. Nesse caso, a previsão dos analistas era de alta de 10,2%. O investimento em ativos fixos desacelerou para uma alta de 11,4% entre janeiro e junho, de 13,5% no primeiro trimestre do ano. A produção industrial com maior valor agregado avançou 6,3% no primeiro semestre, na comparação anual, abaixo do crescimento de 6,4% registrado nos primeiros três meses do ano.

Os indicadores econômicos irregulares, para os padrões da China, e a volatilidade nos mercados de ações geraram a expectativa entre economistas e investidores de que o governo continuará a apoiar a demanda pela redução na taxa de juros e reduzirá o compulsório dos bancos.

O fato de o crescimento ficar exatamente na meta oficial para o ano pode também reforçar as dúvidas sobre a confiabilidade dos dados da China, diante de discrepâncias entre os números de crescimento regional e nacional e, em alguns momentos, da falta de transparência. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS