O mercado se adapta com a proibição das lâmpadas incandescentes

Disponibilizadas nas cores brancas e amarelas, indicadas tanto para ambientes residenciais, como comerciais, são apropriadas para iluminação geral e pequenos ambientes, possibilitando destaque a um determinado espaço ou móvel.
Quando fala-se em decoração a preferência é pelas lâmpadas amarelas. Como elas correm risco de estourar, não são indicadas em ambientes relacionados a comidas, como cozinhas e restaurantes. Jamile Almeida, arquiteta da Lamp Store, alerta que, nesses ambientes, devem ser usadas as luminárias fechadas.
“Em certos estabelecimentos comerciais, principalmente para quem lida com comida, prefere-se luzes de LED (Light Emitting Diode) porque não correm o risco de estourar. Ao contrário das incandescentes”, explica Jamile.
O empresário e designer de interiores Adeilton Rodrigues ressalta que existe uma forte tendência das lâmpadas incandescentes resistirem no mercado por um tempo, pois têm uma gama de possibilidades de aplicação.
É o caso da sua cliente Girlane Chaves, proprietária da Gigi Flores Conceito. Ela conta que a escolha das incandescentes se deu pelo baixo valor delas no mercado. “Quando solicitei o projeto da loja, pedi algo que fosse barato. Mas aqui, a luz incandescente não está na loja inteira, tem também LED e dicroica (do tipo halógena)”, diz Girlane.
Novas preferências
Georlando Pinheiro, projetista na Criare Móveis Planejados, diz que a procura pelas incandescentes diminuiu drasticamente. “Posso dizer que 99% dos meus projetos eram todos com LED (em 2014, quando atuou como projetista luminotécnico). A principal vantagem é a durabilidade, que vai de dois a quatro anos. Ela não esquenta e tem uma variedade infinita e tecnologia”.
Larysse Freire, projetista da Lassete Ambientes Planejados, avalia que as LEDs ganham o mercado pela economia de energia e destaca que também há muita procura pelas fluorescentes. “A fluorescente é mais para uma iluminação geral e a LED para gerar um conforto e dar um destaque ao ambiente”.
SAIBA MAIS
INCANDESCENTES
Cores disponíveisVermelha
VerdeAzul
AmarelaBranca
SÃO UTILIZADAS EM
Luminária de apoioBanheiro
SalaMesa de jantar
AbajurTIPOS DE LÂMPADAS
Incandescentes
LED
FluorescentesHalógenas