PUBLICIDADE
Notícias

Markit defende seu PMI sobre indústria chinesa e não pretende mudar metodologia

12:00 | 28/07/2015
Representantes da Markit disseram hoje que o índice da empresa de pesquisa que mede a atividade industrial da China é representativo, apesar da recente divergência com um índice semelhante compilado pelo governo. Eles afirmaram também que a Markit não mudará sua metodologia depois de terem fechado parceria com a chinesa Caixin Media, em substituição ao HSBC.

"Temos confiança na nossa metodologia", disse Luke Thompson, diretor-gerente de índices econômicos da Markit. "Este ano tem sido mais volátil, mas não houve uma diferença dramática na tendência (de longo prazo)" entre a pesquisa da Markit e a oficial, acrescentou.

Nos últimos meses, no entanto, o índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) da Markit tem indicado contração na manufatura chinesa, mantendo-se abaixo da marca de 50,0 que separa a expansão da retração. Já o PMI oficial tem ficado em território positivo, ainda que em níveis fracos.

Em julho, o PMI preliminar da Markit/Caixin recuou a 48,2, atingindo o menor patamar em 15 meses. O índice recuou de uma leitura final de 49,4 em junho e tem sido inferior a 50,0 desde março. O PMI oficial da indústria chinesa, por sua vez, foi de 50,2 em junho e tem se mantido acima de 50,0 desde que atingiu 49,9 em fevereiro. A leitura oficial de julho está prevista para o próximo sábado.

Analistas dizem que a amostragem menor da Markit é um dos motivos para os resultados mais baixos. Eles alegam também que o índice oficial dá peso maior à indústria estatal, que tem se beneficiado de gastos maiores do governo num momento de desaceleração da economia, embora a Markit rebata esse argumento.

"As duas pesquisas são diferentes", disse o presidente da Markit, Kevin Gould. "Temos uma amostragem menor", acrescentou, ressaltando que sua pesquisa cobre cerca de 400 empresas, ante 3.000 companhias do índice do governo. "Mas (o PMI da Markit/Caixin) traz uma diversidade de empresas...em uma diversidade de indústrias que também refletem a economia."

Ao ser perguntado se a Markit tem sido pressionada pelo governo chinês para levar o índice a refletir os resultados mais favoráveis da pesquisa oficial, Gould disse que a metodologia "não foi e não será alterada". Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS