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Maio de 2015 registra 161.102 tentativas de fraudes contra o consumidor

12:19 | 03/07/2015

O mês de maio deste ano registrou 161.102 tentativas de fraude conhecida como roubo de identidade, em que dados pessoais são usados por criminosos para firmar negócios sob falsidade ideológica ou mesmo obter crédito com a intenção de não honrar os pagamentos, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraude – Consumidor.

 

O número representa uma tentativa de fraude a cada 16,6 segundos no país. Em relação a abril de 2015, quando o indicador apontou 162.854 tentativas de fraude, houve queda de 1,1%. Em relação a maio de 2014, houve queda de 6,0%. No acumulado do ano de 2015 foram registradas 821.545 tentativas de fraude, ligeira queda de 0,2% na comparação com o mesmo período de 2014, quando o número era de 822.812.


De acordo com economistas da Serasa Experian, com o consumidor mais retraído às compras e aos novos financiamentos, a movimentação destes tem diminuído no mercado, diminuindo as oportunidades de tentativas de fraudes contra o consumidor.


A popularização da internet é um dos fatores que contribui para as tentativas de fraudes. O cadastramento em sites de e-commerce não idôneos, promoções falsas que exigem informações pessoais do usuário, além da solicitação de adesões para campanhas teoricamente sérias ou com apelo forte nas redes sociais são a porta de entrada para o fraudador conseguir os dados de suas próximas vítimas.


Em maio/15, telefonia respondeu por 67.267 registros, totalizando 41,8% do total de tentativas de fraude realizadas, aumento em relação aos 37,5% registrados pelo setor no mesmo mês de 2014. Já o setor de serviços – que inclui construtoras, imobiliárias, seguradoras e serviços em geral (salões de beleza, pacotes turísticos etc.) – teve 46.076 registros, equivalente a 28,6% do total. No mesmo período no ano passado, este setor respondeu por 32,0% das ocorrências. O setor bancário foi o terceiro do ranking em maio/15, com 33.114 tentativas, 20,6% do total. No mesmo mês de 2014, o setor respondeu por 20,2% dos casos. O segmento varejo teve 12.716 tentativas de fraude, registrando 7,9% das investidas contra o consumidor em maio de 2015, queda em relação ao percentual observado em maio de 2014 (8,4%). O ranking de tentativas de fraude de maio de 2015 é composto ainda por demais segmentos (1,2%).


Metodologia
O Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraude – Consumidor é resultado do cruzamento de dois conjuntos de informações das bases de dados da Serasa Experian: 1) total de consultas de CPFs efetuado mensalmente na Serasa Experian; 2) estimativa do risco de fraude, obtida através da aplicação dos modelos probabilísticos de detecção de fraudes desenvolvidos pela Serasa Experian, baseados em dados brasileiros e tecnologia Experian global já consolidada em outros países. O Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraudes – Consumidor é constituído pela multiplicação da quantidade de CPFs consultados (item 1) pela probabilidade de fraude (item 2).

Redação O POVO Online 

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