PUBLICIDADE
Notícias

Indefinição em crise grega afeta Reino Unido, diz banco central inglês

09:20 | 01/07/2015
O presidente do Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês), Mark Carney, afirmou nesta quarta-feira que a estabilidade financeira do Reino Unido tem se deteriorado nos últimos dias à medida que a crise da dívida grega se intensifica.

Enquanto apresentava o relatório semestral de estabilidade financeira do banco, Carney disse que os riscos associados à Grécia e o fracasso em chegar a um acordo com seus credores têm crescido de forma aguda, com a ameaça de desencadear uma onda de vendas nos mercados financeiros e afetar a economia global.

Por conta disso, o presidente do banco central inglês disse que os gregos precisam estar cientes das consequências do plebiscito do próximo domingo, no qual será perguntado aos gregos se eles concordam ou não com as propostas dos credores.

"A situação permanece fluida, e é possível que um aprofundamento da crise grega poderia levar a uma reavaliação mais ampla do risco nos mercados financeiros", disse Carney. Segundo ele, isso poderia, em última instância, ferir a confiança das empresas e das famílias britânicas.

Apesar disso, BoE conclui no relatório que os bancos do Reino Unido estão amplamente resistentes, com níveis sólidos de financiamento e um crescimento modesto do crédito. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS