PUBLICIDADE
Notícias

Confiança do empresário do comércio registra primeira alta em oito meses

A intenção de contratação de funcionários recuou 23,3% ante junho do ano passado

10:33 | 07/07/2015
Apesar do péssimo resultado para o balanço do primeiro semestre de 2015, com alta de 2,6% em relação ao mesmo período do ano passado, o pior desempenho da atividade varejista do país em 13 anos, a confiança do empresário do comércio volta a subir, após oito meses consecutivos de queda.

Os dados de junho do Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), apontam uma alta de 0,6% em relação a maio. O rompimento na sequência de queda, iniciada em setembro do ano passado, levou em consideração a perspectiva de uma segunda metade de ano melhor para determinados segmentos do varejo.
 
Porém, na comparação anual, o índice manteve a tendência de queda, a 23ª seguida, recuando 21,1% ante o mesmo período de 2014. Isso demonstra que, apesar da sinalização positiva, a percepção das condições atuais, tanto da economia como no setor, ainda seguem a percepção desfavorável dos últimos meses.
 
O resultado positivo do Icec na comparação mensal foi influenciado principalmente pela alta, pelo segundo mês consecutivo, do índice que mede o grau de otimismo do empresário do comércio, com aumento de 3,8%. O subíndice que mede o avanço do otimismo dos empresários em relação à economia cresceu 7,7% em relação ao mês anterior. Também colaborou com o resultado positivo mensal do Icec o crescimento de 0,6% em junho ante maio, no índice de intenção de investimento dos empresários do comércio.
Redação O POVO Online  
TAGS