PUBLICIDADE
Notícias

Brasil fechou 345 mil postos de trabalho no 1º semestre

10:00 | 18/07/2015
O mercado de trabalho formal no Brasil fechou 111 mil vagas no mês de junho, informou ontem o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O resultado do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) é o pior para o mês da série histórica, iniciada em 1992. No semestre, o País fechou 345 mil vagas, o pior resultado desde 2002.

A última vez que o mês de junho apresentou saldo negativo foi também em 1992, há 23 anos, quando foram fechados 3,7 mil postos. Desde então, o mês é tradicionalmente marcado por um número maior de contratações do que de demissões. No mesmo mês do ano passado, por exemplo, o saldo foi a abertura de 25 mil vagas.

O número ruim de junho teve forte influência da indústria de transformação, que apresentou saldo negativo de 64 mil postos de trabalho. O setor teve retração no emprego em todas as áreas, sem exceção, com destaque para as indústrias metalúrgica, mecânica, de materiais, de transporte e têxtil.

O setor de serviços foi o segundo que mais fechou vagas no mês passado, com menos 39 mil empregos, seguido pelo comércio, que fechou 25,6 mil vagas, e pela construção civil, que teve resultado negativo em 24 mil postos formais de trabalho. O resultado para o mês só não foi pior, porque a agricultura registrou um saldo positivo de 44,6 mil novas vagas.

Deterioração

Na avaliação do economista-chefe da Sulamérica Investimentos, Newton Camargo Rosa, a deterioração progressiva do mercado de trabalho vai se prolongar. "A economia está passando por um ajuste significativo, fruto dos erros cometidos na política econômica num passado recente", afirmou. "Não vejo o mercado de trabalho se recuperando tão rápido", completou.

O professor da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP) e sócio da Macrosector Consultores, Antônio Correia de Lacerda, prevê que o número de trabalhadores sem emprego em 2015 deverá atingir a marca de 1 milhão de pessoas. Para ele, o quadro de desemprego em aceleração só deverá começar a se reverter no fim de 2016. O emprego e a renda estão ligados à atividade econômica, disse Lacerda, e o Produto Interno Bruto (PIB) deverá cair 2% neste ano.

Os dados divulgados pelo Ministério do Trabalho também mostram que, pela primeira vez desde 2003, quando se iniciou o governo do PT, os salários médios dos trabalhadores no momento da admissão apresentaram queda real no primeiro semestre. A média para os primeiros seis meses do ano caiu de R$ 1.271,10 por trabalhador em 2014 para R$ 1.250,39 neste ano.

São Paulo

No mês passado, o Estado de São Paulo fechou 52,3 mil postos de trabalho com carteira assinada. O número é quase quatro vezes maior que o apresentado pelo Rio Grande do Sul, que encerrou 14 mil vagas, respondendo pelo segundo pior dado do País.

No mês passado, apenas seis Estados contrataram mais do que demitiram. O destaque positivo ficou com Minas Gerais, que criou 9,7 mil novas vagas.

Juros. A aposta da economista-chefe da ARX Investimentos, Solange Srour, é a de que, com o aumento do desemprego no País, o Banco Central pode ficar "mais propenso" a encerrar o atual ciclo de alta de juros.

Segundo ela, essa probabilidade aumentou porque o resultado do Caged do mês passado reforça a indicação que a autoridade monetária tem dado de que a deterioração do mercado de trabalho está antecipada e maior do que o esperado.

A taxa básica de juros está em 13,75% ao ano, após uma alta de 0,5 ponto porcentual na última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom). "O BC está mais propenso a elevar mais um vez os juros em 0,25 ponto porcentual em julho e, muito provavelmente, parar", disse Solange. "A não ser que tenhamos uma surpresa muito negativa na inflação", ponderou.

TAGS