PUBLICIDADE
Notícias

Bolsa de Hong Kong prepara mecanismo para controlar volatilidade

18:30 | 03/07/2015
A Bolsa de Hong Kong planeja introduzir um mecanismo de controle voltado para acalmar o movimento de ações durante picos de volatilidade. A instituição informou nesta sexta-feira em comunicado que também voltaria a realizar um leilão de fechamento. Hong Kong é a única bolsa de valores desenvolvida que não usa esse sistema para estabelecer o preço de fechamento das ações.

Em março de 2009, a bolsa abruptamente interrompeu o leilão diário de fechamento, menos de um ano após tê-lo implementado, após um repentino colapso no preço da ação do gigante bancário HSBC, gerando temores de manipulação no mercado.

A Hong Kong Exchanges & Clearing, operadora da Bolsa de Valores, afirmou nesta sexta-feira que havia "substancial suporte do mercado" às medidas, após uma consulta iniciada em janeiro.

O mecanismo para controle da volatilidade afetaria ações que se movem 10% para cima ou para baixo dentro de um período de cinco minutos. Nesse caso, seria disparado um período de desaceleração com a mesma duração, durante o qual o preço do título estaria restrito.

A novidade iria inicialmente cobrir as ações do índice Hang Seng, bem como ações H do índice Hang Seng China Enterprises e certos índices futuros. O leilão no fechamento, por sua vez, deve ocorrer em duas etapas, começando pelas ações de maior e média capitalização. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS