PUBLICIDADE
Notícias

Atividade econômica recua 0,8%

Sequência de quedas aponta para recessão econômica no primeiro semestre

09:55 | 15/07/2015
A atividade produtiva do País apresentou retração de 0,8% no mês de maio, em relação ao mês anterior, já descontadas as influências sazonais. Em abril já havia ocorrido queda de 0,6% na compraração com o mês de março, a sequência de quedas na produção praticamente define a queda na atividade econômica no acumulado do segundo trimestre deste ano, consolidando o quadro recessivo da economia brasileira durante o primeiro semestre do ano. É o que aponta o Indicador Serasa Experian de Atividade Econômica (PIB Mensal).

Em relação ao mesmo mês do ano passado (maio de 2014), houve queda de 1,7% na atividade econômica, acumulando retração de 1,3% frente ao período de janeiro a maio do ano passado.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, os efeitos do ajuste macroeconômico em curso (combate à inflação via política monetária restritiva, aumento de impostos e corte de gastos para recompor o superávit primário do setor público consolidado e depreciação cambial para reverter o déficit externo) estão atingindo mais fortemente, conforme o esperado, a evolução da atividade econômica no segundo trimestre de 2015.

A maior retração da produção, pelo lado da oferta agregada, houve queda em todos os setores econômicos, a maior foi de 2,6% na atividade do setor agropecuário, seguido dos recuos de 0,3% na atividade industrial e de 0,2% no setor de serviços.

Pelo lado da oferta agregada, houve queda em todos os setores econômicos em maio/15. A maior delas foi de 2,6% na atividade do setor agropecuário, muito embora este setor tenha apresentado taxas de crescimento bastante robustas nos meses anteriores. Tivemos ainda, em maio/15, recuos de 0,3% na atividade industrial e de 0,2% no setor de serviços.

Do ponto de vista da demanda agregada, a maior retração em maio aconteceu nos investimentos (queda de 3,4% frente a abril), acumulando queda de 9,5% de janeiro a maio de 2015. Também o consumo das famílias se retraiu, 0,3%.
Redação O POVO Online
TAGS