PUBLICIDADE
Notícias

Abradee: não pagamento de garantias pela Santo Antônio afetará agentes do setor

11:20 | 22/07/2015
O presidente da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), Nelson Leite, afirmou nesta quarta-feira, 22, que o não pagamento pela Santo Antônio Energia (SAE) de garantias financeiras de R$ 470 milhões referentes à contabilização de junho deste ano terá efeito sobre todos os agentes do setor elétrico. Ele explicou que o montante não pago pela usina será rateado entre todos os seus credores no âmbito da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

A Santo Antônio Energia informou na terça-feira, 21, que não conseguiu obter o total das garantias pedidas pela CCEE. "Se Santo Antônio não pagar, haverá um rateio pelos credores da usina na CCEE. As distribuidoras e outros agentes vão ter que absorver esses R$ 470 milhões", disse Leite.

A Santo Antônio Energia havia conseguido uma liminar que a isentava de pagar pela energia não fornecida pela usina por 56 dias, sob a alegação de que esse atraso causado por greves nas obras do empreendimento não eram de responsabilidade da empresa. Mas a Abradee conseguiu derrubar a liminar na Justiça e mesmo assim a companhia não honrou esse compromisso.

"Entramos com pedidos na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e na CCEE para que distribuidoras que não tivessem condições pagarem suas liquidações não fossem consideradas inadimplentes, porque estão amparadas por uma decisão judicial", completou o executivo.

TAGS