A vez das LEDs
“A par20 pode ser trocada pela iluminação geral, ao contrário da a dicróica, que é mais decorativa, servindo para ressaltar um papel de parede, um móvel, chamar mais atenção para um espaço”, explica
Georlando Pinheiro, projetista na Criare.
O designer de interior Adeilton Rodrigues explica que o mini chip LED é blindado e pode ser implantado em luminárias, fazendo o mesmo trabalho que as incandescentes e as fluorescentes compactas de rosca fazem.
Adeilton ainda ressalta que hoje, o LED está saindo até com RGB (vermelha, verde e azul), que permite a mudança de cor. “São luzes usadas em boates, que podem ser colocadas em residências ou estabelecimentos comerciais”.
Quem deu preferência pelas LEDs foi a engenheira de alimentos Alexsandra Nogueira, 38. Em sua sala, têm 20, variando entre as cores branca e amarela. “Apesar de serem bem mais caras, preferi comprá-las principalmente por conta da economia de energia. Elas têm um custo benefício muito grande, duram mais, aquecem menos e são ecológicas”, diz Alexsandra. (Giovânia de Alencar / Especial para O POVO)