PUBLICIDADE
Notícias

Vendas no varejo dos EUA sobem 1,2% em maio ante abril; previsão +1,3%

10:10 | 11/06/2015
As vendas no varejo dos EUA subiram 1,2% em maio, um sinal de que os consumidores estão intensificando os gastos, após um início de ano mais cauteloso, informou o Departamento do Comércio.

O resultado veio levemente abaixo das previsões dos economistas consultados pelo Wall Street Journal, que esperavam acréscimo de 1,3% nas vendas. Os dados de abril foram revisados para alta de 0,2%, ante estabilidade. O dado de março também foi revisado, para alta de 1,5%, de +0,9%, marcando o maior ganho mensal em cinco anos.

De acordo com o Departamento do Comércio, os ganhos dos últimos três meses ajudaram a compensar o declínio observado entre dezembro e fevereiro.

A alta de maio reflete o avanço nas vendas de automóveis e de gasolina, que tiveram aumento de 2,0% e de 3,7%, respectivamente. As montadoras registraram o melhor mês de vendas, em termos de volume, desde 2001.

Excluindo-se o setor automotivo, as vendas aumentaram 1,0% em maio, ante abril e, desconsiderando-se a gasolina, as vendas também subiram 1,0%. Excluídos os dois itens, as vendas tiveram alta mensal de 0,7% no mês passado.

De acordo com o Departamento do Comércio, o crescimento das vendas no varejo, combinado com melhores ganhos de emprego no mês passado, podem ser sinais de que a economia está prestes a acelerar novamente após uma contração no primeiro trimestre. Além disso, a revisão das vendas no mês de março pode levar o governo a reformular a sua leitura do crescimento econômico no primeiro trimestre, que será divulgada no final deste mês.

Na comparação anual, as vendas do setor varejista norte-americano avançaram 2,7% em maio. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS