PUBLICIDADE
Notícias

Representantes do Brasil e dos EUA discutem fortalecimento de comércio bilateral

16:20 | 19/06/2015
Faltando poucos dias para a visita da presidente Dilma Rousseff aos Estados Unidos, representantes dos governos brasileiro e norte-americano e executivos dos dois países se reuniram na manhã desta sexta-feira, 19, no Palácio do Itamaraty. Em pauta estava acertar uma agenda conjunta de incremento do comércio bilateral.

Foram discutidas agendas de interesse nas áreas de energia (como parceria na área de bicombustíveis e fontes alternativas de energia), infraestrutura (para atrair capital norte-americano para o programa de concessões do governo brasileiro), saúde (implementação de projeto piloto em cinco cidades para diagnóstico precoce mais barato), educação (no projeto Ciência Sem Fronteiras e ensino básico), aviação (ampliação das rotas entre os dois países), fim da bitributação e a questão do visto para brasileiros nos Estados Unidos. "Vamos ver se conseguimos dar alguns passos de facilitação para incrementar o turismo", explicou o ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, admitindo que o assunto "não é tarefa simples". O foco do governo brasileiro é o Global Entry.

Diante das dificuldades na economia e sob impacto da crise política, a presidente Dilma Rousseff começou a se reaproximar dos empresários. Na visita que fará aos Estados Unidos, a partir do próximo dia 29, Dilma tentará atrair investimentos e rever normas e regulações, na tentativa de derrubar barreiras que prejudicam o livre comércio. O governo brasileiro negocia parcerias com laboratórios públicos americanos e elegeu a área de inovação como prioridade.

Fórum de executivos

Criado em outubro de 2007, o Fórum de Altos Executivos Brasil-Estados Unidos tem o objetivo de facilitar o comércio e investimentos bilaterais e integrar as duas economias. O órgão é formado por 12 CEOs e dois representantes governamentais de cada país.

Além de Mercadante, participaram da reunião desta manhã o ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro. O presidente da Coteminas, Josué Gomes da Silva, comandou a seção brasileira pelo setor privado, que reúne dirigentes da Coteminas, Ambev, Bradesco, Petrobras, Cutrale, Embraer, Eurofarma, Dasa, Gerdau, JBS, Kroton Educacional e Stefanini.

Lava Jato

Mercadante desconversou sobre a prisão da cúpula da Odebrecht e da Andrade Gutierrez na 14ª fase da Operação Lava Jato, deflagrada nesta sexta-feira, 19. O ministro lembrou que já existe na Controladoria-Geral da União (CGU) processo contra as empresas e que, se comprovado desvio de conduta, as empreiteiras estarão sujeitas a multa e a um termo de ajustamento. Mercadante falou em "presunção de inocência e direito a defesa" dos envolvidos.

TAGS