PUBLICIDADE
Notícias

PIB do RS cresce 0,9% no primeiro trimestre impulsionado por serviços

16:40 | 09/06/2015
O Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Sul calculado pela Fundação de Economia e Estatística (FEE) cresceu 0,9% no primeiro trimestre de 2015 em relação aos últimos três meses do ano passado, na série com ajuste sazonal. O resultado foi impulsionado pelo setor de serviços, que teve avanço de 0,4%. Já a indústria recuou 2,7% e a agropecuária caiu 1%.

Na comparação com o mesmo trimestre de 2014 - que é a mais recomendada pela FEE, devido à metodologia usada -, o PIB gaúcho apresentou uma taxa negativa de 1,3%. Esta é a quarta queda consecutiva do indicador na comparação interanual. A indústria apresentou o pior desempenho, com retração de 6,9%. As altas de 1,1% da agropecuária e 0,5% de serviços não foram suficientes para garantir uma variação positiva do PIB. Segundo o coordenador do Núcleo de Contas Regionais da FEE, economista Roberto Rocha, o índice foi condicionado pelo desempenho da própria economia brasileira, com retração no do crédito, diminuição da renda real das famílias, queda no preço das commodities agrícolas e aumento da taxa de desemprego.

A queda de 6,9% da indústria na comparação anual é atribuída principalmente à redução de 8,6% da indústria de transformação. Na outra ponta, o avanço de 0,5% do setor serviços teve a contribuição expressiva do segmento de administração pública (2,8%) e dos aluguéis (2,1%). Na contramão, o comércio teve um recuo de 6,4%, o maior registrado na série do PIB trimestral iniciada em 2002. De acordo com a FEE, o crescimento 1,1% da agropecuária resultou, principalmente, da melhoria da colheita do arroz e do início da colheita de uma boa safra de soja.

A FEE também informou que as taxas relativas ao quarto trimestre de 2014 foram revisadas. Com isso, o resultado consolidado do ano passado passa a ser de queda de 0,3%. Antes, havia sido reportada variação nula.

TAGS