PUBLICIDADE
Notícias

Moscovici, da UE, diz que acordo proposto para Grécia inclui espaço para diálogo

15:20 | 03/06/2015
Uma proposta de acordo dos credores internacionais para a Grécia não é algo do tipo "pegar ou largar", mas precisa haver um acordo nos próximos dias, afirmou o comissário de Economia da União Europeia, Pierre Moscovici.

As declarações de Moscovici foram feitas durante audiência na Assembleia Nacional da França, antes de um encontro ainda nesta quarta-feira em Bruxelas entre o primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, e autoridades europeias. Na reunião, o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, apresentará a Tsipras detalhes de um acordo para que a Grécia possa receber mais fundos.

"Não é pegar ou largar. Há um diálogo real, mas a ideia é chegar a um acordo rapidamente", afirmou Moscovici. Ex-ministro das Finanças francês, ele disse que o acordo continua sendo exigente para a Grécia, mas também contém novos elementos, particularmente para evitar que os cidadãos mais pobres do país paguem o preço para que a economia seja consertada.

Moscovici afirmou que a Comissão está trabalhando apenas tomando como pressuposto que um acordo com Atenas será fechado e não tem plano B. Ainda assim, ele notou que as negociações estão em uma fase "decisiva". "As autoridades gregas precisam ser convencidas a aceitar este acordo exigente, que é nada menos que um pacote que busca garantir o futuro da Grécia na zona do euro", afirmou ele. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS