PUBLICIDADE
Notícias

Monteiro: Reintegra não é prêmio, é compensação

13:10 | 16/06/2015
O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro Neto, criticou a política de tributação dos investimentos. "Tributar investimento é algo burro, você deve incentivar o investimento e o Brasil se dá ao luxo de tributar investimento", disse durante audiência pública no Senado, nesta terça-feira, 16.

O dirigente do MDIC reafirmou a necessidade de reposicionar a política industrial e desonerar insumos básicos para aumentar a competitividade da indústria brasileira. "Se alguma desoneração deve ser feita, tem que ser na base da formação de preços", afirmou.

Sobre o programa Reintegra, o ministro afirmou que o mecanismo é apenas uma compensação e não um prêmio. "O mundo inteiro consagra mecanismos como este", disse. Monteiro exemplificou a China, que, segundo ele, faz um reintegra quatro vezes maior que o brasileiro. Sobre os atrasos nos repasses dos créditos do programa, Monteiro afirmou que a presidente "mandou regularizar a situação imediatamente".

Sobre os acordos entre blocos comerciais com o Brasil, Monteiro afirmou que ele acredita numa troca de relações com a União Europeia. Por diversas vezes durante seu discurso, Monteiro reafirmou a boa relação entre o Brasil e os Estados Unidos. "Não temos problema algum com os EUA."

TAGS