PUBLICIDADE
Notícias

Emprego industrial tem em abril o 43º resultado negativo consecutivo

15:30 | 19/06/2015
Com a queda de 5,4% em abril na comparação com igual mês de 2014, o emprego industrial renovou o recorde de baixa, com o menor nível de pessoal ocupado da série histórica iniciada em 2000, confirmou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Trata-se do 43º resultado negativo consecutivo nessa base de comparação, como informou o órgão mais cedo nesta sexta-feira, 19.

Segundo Fernando Abritta, economista da Coordenação de Indústria do IBGE, o mau desempenho da indústria nos setores automotivo, de insumos para a construção civil e de eletroeletrônicos vem puxando o recuo no contingente ocupado.

O ramo "meios de transporte" registrou queda de 10,5% em abril ante abril de 2014 e teve a maior contribuição para o recuo do índice. Em "máquinas e aparelhos eletroeletrônicos e de comunicações" a queda foi de 12,4% na mesma base de comparação e, no ramo "produtos de metal", segmento que atende à demanda da construção civil, de 10,8%.

"São setores que estão sofrendo bastante com o aumento da inflação e o crédito mais caro e seletivo", disse Abritta, lembrando ainda que a baixa confiança de consumidores e empresários também dificulta o consumo e, portanto, a produção de bens duráveis.

TAGS