PUBLICIDADE
Notícias

É preciso ser paciente e determinado nesse processo de ajuste, diz Awazu

15:10 | 24/06/2015
O diretor de Política Econômica do Banco Central, Luiz Pereira Awazu da Silva, afirmou nesta quarta-feira, 24, que o processo em curso da economia já revela que há alguns indícios de que está caminhando na direção correta. "São indicadores ainda não suficientes e, por conseguinte, necessitam a permanência de uma postura vigilante", considerou. Por isso, de acordo com ele, é preciso ter paciência e perseverança para o BC atuar de maneira independente.

Sobre os riscos que ainda existem para impedir que a inflação elevada em 2015 se transmita para 2016, Awazu disse que é preciso estar "muito atento". "A sociedade tem que estar compenetrada nessa tarefa essencial que o seu BC está desenvolvendo para levar a inflação para a meta", disse, acrescentando que os resultados começam a ser satisfatórios nos médios e longo prazos, mas que é preciso que se transmitam para o curto prazo. "Ancoragem necessita paciência e perseverança."

Mesmo quando for atingido, isso não significa, no entanto, que o trabalho do BC esteja terminado. "É trabalho de todos os dias." Por isso, para o BC, de acordo com o diretor, receber críticas é um processo natural. "Existem avaliações de diversos horizontes, mas temos desenvolvido que o Comitê tem trabalho técnico, utiliza as melhores informações possíveis para atingir o objetivo para o qual foi mandado pelo CMN", disse. "Vamos atingir o objetivo para o bem da sociedade brasileira e para que haja retomada de um ciclo virtuoso de crescimento", continuou.

Câmbio

Awazu afirmou quando questionado se a instituição usava as operações de swap cambial para controlar o dólar, que o BC tem sinalizado a relação entre a utilização dessa ferramenta e a preocupação com a estabilidade financeira. Segundo ele, a instituição tem reiterado que esse tipo de intervenção não diz respeito a qualquer nível de câmbio.

"Ele é destinado a regular a estabilidade financeira de agentes que possam ter passivos e demandam hedge. Nós sinalizamos também, quando o programa chegou ao seu término, que seria novamente em função das condições de mercado", afirmou.

TAGS