PUBLICIDADE
Notícias

Azul compra portuguesa TAP

A Azul Airlines venceu a privatização da estatal portuguesa TAP. A proposta superou a oferta do empresário Germán Efromovich, dono da Avianca.

10:10 | 11/06/2015


A companhia Azul venceu o leilão da privatização da TAP. A decisão foi tomada durante a reunião do conselho de ministros de Finanças e Economia de Portugal, que acontece nesta quinta-feira, 11. O anúncio oficial está marcado para as 14 horas, depois do fim da reunião do Conselho de Ministros.

O empresário brasileiro David Neeleman, sócio fundador da Azul Linhas Aéreas, em consórcio com o português Humberto Pedrosa, deverá assumir o controle de 61% do capital da transportadora portuguesa, a proposta do empresário foi considerara superior à de Germán Efromovich, dono da Avianca, segundo o jornal português Diário Económico.

“Queremos colocar a TAP numa rota de crescimento, reforçar o HUB de Lisboa de modo a que a TAP possa continuar a contribuir com cerca de 2.000 milhões de euros para a economia portuguesa, do aumento do turismo, dos empregos que vamos manter e incrementar e, mais importante, dos clientes que vão poder contar mais com a TAP”, afirmou David.


De acordo com o Diário Económico, a Azul propôs  inicialmente um aumento de capital entre 300 e 350 milhões de Euros e um investimento na frota, de 53 aviões. A última oferta que entregou à TAP manteve os 53 aviões e previu o reforço das ligações dentro do Brasil (para alimentar os voos transatlânticos) e mais voos de Lisboa para outros destinos dos Estados Unidos, bem como a partilha de 10% dos dividendos com os trabalhadores, como já acontece na brasileira Azul ou na norte-americana JetBlue (outra companhia de baixo custo fundada por Neeleman). Atualmente a estatal acumula um prejuízo de 85 milhões de euros e uma dívida estimada em 1 bilhão de euros.

Entrevistado pelo jornal, o presidente da TAP, Fernando Pinto, disse as duas propostas (Avianca e Azul) eram "sólidas" e davam "garantias de futuro". 

 

Em nota a Azul afirmou que acredita que a "aquisição será uma oportunidade muito boa para o Brasil, uma vez que Portugal é a principal entrada dos brasileiros para a Europa e vice-versa, com aproximadamente 1,8 milhão de pessoas por mês que viajam por esta rota".

Perfil
David Neeleman nasceu em São Paulo, tem 56 anos, é filho de norte americanos e tem feito carreira na criação de grandes companhia aéreas. Atualmente são quatro: Morris Air e JetBlue, nos Estados Unidos, WestJet no Canadá e a Azul no Brasil, e agora a TAP. 

Redação O POVO Online
TAGS