PUBLICIDADE
Notícias

Abimaq: corte de 40% na Petrobras deve provocar queda de 15% na demanda

16:20 | 24/06/2015
O corte de 40% que deve ser anunciado nos próximos dias pela Petrobras em seu plano de investimentos para o período de 2015 a 2019 deve provocar uma queda média de 15% na demanda da indústria de transformação no País, no período. O cálculo é do diretor de competitividade da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), Mário Bernardini. Segundo ele, isso deve provocar uma queda de mais de 2 ponto porcentuais do PIB do Brasil ao longo dos próximos quatro anos.

Durante coletiva de imprensa para apresentar os dados do setor de máquinas de maio, o executivo explicou que o cálculo leva em conta que a Petrobras responde por mais de 30% dos investimentos da indústria e por 10% da Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), ou seja, do investimento como um todo feito no País. "Se ela corta 40% de seus investimentos, sua participação na FBCF cairá para 6%. Como a FBCF representa 20% do PIB, só a Petrobras vai tirar mais de 2 pontos porcentuais da economia brasileira ao longo dos próximos anos", disse.

Apesar dos números serem negativos para o setor, o diretor de competitividade da Abimaq avaliou que o plano que deve ser divulgado, conforme antecipado pelo Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, é "mais coerente com a realidade" da empresa e da economia brasileira como um todo. O executivo prevê que "o mais provável" é que o corte de investimentos seja maior do que 40%, atingindo até 50%. "Provavelmente, no começo o corte sentido pela indústria vai ser pior", comentou.

TAGS