PUBLICIDADE
Notícias

PIB do Brasil caiu 1,3% no 1º trimestre, aponta Indicador Serasa Experian

11:00 | 21/05/2015
Influenciado pela forte retração da indústria e recuo expressivo dos investimentos produtivos, o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro caiu 1,3% no primeiro trimestre de 2015 em relação ao mesmo período do ano passado, aponta o Indicador Serasa Experian de Atividade Econômica divulgado nesta quinta-feira, 21.

Segundo a instituição, foi o pior desempenho desde os três primeiros meses de 2009, quando a atividade produtiva do País acumulou recuo de 2,6% na comparação com o primeiro trimestre de 2008.

Economistas da Serasa Experian avaliaram, em nota, que pesaram negativamente sobre a atividade econômica brasileira nos três primeiros meses de 2015 a deterioração do grau de confiança tanto de empresários quanto de consumidores, a alta da inflação e o processo de elevação das taxas de juros para combater a alta dos preços. Atualmente, a inflação medida pelo IPCA está em 8,17% no acumulado do ano até abril e a Selic, em 13,25% ao ano.

Oferta e demanda

De acordo com o Serasa, pelo lado da oferta agregada, a atividade industrial foi o setor que mais puxou o PIB para baixo, ao recuar 6,2% no primeiro trimestre na comparação com o mesmo intervalo de tempo do ano passado. Com recuo de 1,6% no período, a agropecuária também contribuiu negativamente. Apenas serviços não apresentou retração: no primeiro trimestre, o setor apresentou crescimento de 0,1% ante os três primeiros meses de 2014.

Já do lado da demanda agregada, os investimentos recuaram 8,3% no acumulado de janeiro a março deste ano. Impactado pela inflação, o consumo das famílias cresceu 0,3% - o pior desempenho desde o primeiro trimestre de 2003 (-0,2%), segundo o Serasa. O consumo do governo, por sua vez, avançou 1,8%. Influenciadas pela desvalorização cambial, as exportações cresceram 3,1% no período, enquanto as importações recuaram 5,3%.

TAGS