Petite Jolie promove convenção para lançar Verão 2016
Marca possui fábricas no interior do Ceará
A Petite Jolie reuniu na sede administrativa do Grupo Aniger, detentor da marca, em Campo Bom (RS), mais de 120 clientes de todo Brasil para lançarem as principais tendências para o próximo Verão. Estiveram presentes também imprensa de todo país e blogueiras do sul. A empresa possui, desde 1996, fábrica em Quixeramobim e está em fase de treinamento de nova unidade em Tauá.
Entre os produtos da marca, criada em 2009, estão sandálias, sapatilhas, rasteirinhas, sapatos de salto, bolsas e acessórios famosos entre as jovens de pelas formas e cores vibrantes. O carro-chefe é a linha de sandálias em PVC, conhecida como sandálias plásticas, porém outros materiais como tecidos estampados, metalizados com texturas, mestiço sintético e camurça sintética surgem na coleção.
Além de materiais mais rústicos como juta, lona e palhas em geral. Nos tecidos destaque para rendas, jeans e tecidos com elastano. Como inovação, a Petite Jolie traz o degrade e o glitter injetado ao PVC.
Coleção Fresh
Intitulada Fresh, a coleção Verão 2016 explora o tropicalismo e a brasilidade e surge dividida em quatro temas: Resort Tropical, Festival Fever, Wonder Years e Deep Action."A coleção foi inspirada em tudo de gostado e divertido que o verão tem", afirma Douglas Saft, designer da Petite Jolie. Para o clima do nordeste ele indica os chinelos de pvc e os tamancos. Nas cores aposta no rosa coral, turquesa sereia e amarelo.
O Resort Tropical apresenta peças com estampas coloridas, cordas e aplicações de folhagens e flores. Já o Festival Fever traz a efervescência dos anos 60 e 70, o auge dos festivais ao ar livre, a forte influência do orientalismo e todo o mix dos movimentos artísticos. Destaque para oestilo folk em elementos naturais como pedras, amarrações de tranças e produtos com um toque rústico.
O tema Wonder Years tem inspiração os anos 60 com informações de um pop mais suave, com ideias de romântico, sensibilidade e ícones infantis retratados com um ar de brincadeira. Os laços, tecidos vichys, citações em francês, corações e brilho, trazem o universo lúdico entre diversão e maturidade, onde o hit das cores softs invade a estação e a recheia com seus tons pastel. O ton sur ton, ou seja, a combinação de variações da mesma cor, também é incorporado.
Já o Deep Action busca nos conceitos de street style e sport a inspiração para peças com atitude, versáteis e modernas, isso tudo com materiais mais tecnológicos, aplicações de metais e construções mais esportivas.
Entre os modelos desenvolvidos para a estação estão: tênis, salto alto, anabela, plataformas, rasteiras, chinelos, sapatilhas, birken com sola tratorada, em uma cartela de cores em tons denominados “pasteis luminosos” - cores em uma tonalidade pastel, porém com um toque de neon.
A cartela de cores ainda traz as cores: rosa coral, azul piscina, turquesa sereia, amarelo guarda-sol, nude brisa, branco nuvem, preto sombra e castanho areia. Nas estampas, o destaque vai para vichy, resort, pantera e a tradicional onça.
Quixeramobim
Hoje a unidade do Grupo Aniger instalada na cidade produz, em parceria com a Cooperativa de Trabalho da Indústria de Calçados de Quixeramobim (Cocalqui), 30 mil pares dias para as marcas próprias – Petite Jolie e Miezko – e mais seis clientes. Entre as marcas Nike, Quiksilver, Reef, DC, New Balance e Volcom. Segundo Alan Ermel, menos de 10% do que é produzido fica no Ceará. Os demais seguem para mercado nacional e pouca coisa para exportação. “Nosso diferencial como empresa está no envolvimento sócio-econômico com a comunidade. Em Quixeramobim existe um antes e depois do grupo Aniger. Esperamos o mesmo em Tauá”.
Saiba mais
- No Ceará, existem 220 multimarcas que consumem 100 mil pares de sapatos ao ano.
- A coleção estará a partir de junho na loja virtual e em setembro lojas de todo País. www.petitejolie.com.br
*A jornalista viajou para o Rio Grande do Sul a convite do grupo Aniger.