PUBLICIDADE
Notícias

Itaú Unibanco prevê queda de 0,4% no PIB do 1º trimestre

14:10 | 18/05/2015
O Itaú Unibanco projeta que o Produto Interno Bruto (PIB) deve ter recuado 0,4% no primeiro trimestre de 2015 na comparação com o trimestre imediatamente anterior, já considerados os efeitos sazonais. A projeção está em um material que vai ser apresentado a jornalistas pelo economista-chefe da instituição, Ilan Goldfajn, e pelo economista Caio Megale. Na comparação com o período de janeiro a março de 2014, a retração estimada pelo Itaú no primeiro trimestre é de 1,9%.

Na abertura dos dados pelo lado da oferta, o banco projeta quedas na Agropecuária (-0,9%), na Indústria (-2,2%) e nos Serviços (-0,2%). Pela ótica da demanda, deve ter havido retração nos consumo das famílias (-1,6%), nos investimentos (Formação Bruta de Capital Fixo, -3,6%), Já as importações, que entram com sinal invertido no cálculo do PIB, devem ter avançado 3,0%, segundo os cálculos do Itaú Unibanco. Por outro lado, os gastos do governo devem avançar 0,1%, enquanto as exportações devem crescer 6,2%, sempre na comparação do primeiro trimestre de 2015 sobre o quarto trimestre de 2014, já feito o ajuste sazonal.

O "fundo do poço", no entanto, só deve ser atingido no segundo trimestre deste ano. As estimativas do Itaú Unibanco são de queda de 1,0% do PIB entre os meses de abril e junho sobre o período entre janeiro e março de 2015. "Esperamos piora no segundo trimestre e recuperação moderada à frente", diz o material distribuído pelo banco.

TAGS