PUBLICIDADE
Notícias

Itaú Unibanco eleva projeção de inflação em 2015 de 8,2% para 8,5%

15:00 | 11/05/2015
O Departamento Econômico do Itaú Unibanco divulgou nesta segunda-feira, 11, relatório informando que elevou de 8,2% para 8,5% sua projeção de inflação pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para 2015. Para 2016, o banco manteve a previsão constante no relatório anterior, de uma inflação de 5,5%.

De acordo com os economistas do banco, a revisão para cima da expectativa em relação ao IPCA deste ano foi motivada, entre outros fatores, pela elevação tributária em alguns preços administrados. Os principais fatores de alta vieram da elevação na alíquota de ICMS no Estado do Paraná para uma série de produtos, do reajuste autorizado para jogos lotéricos em um porcentual acima do esperado, além da incorporação da proposta de reajuste na tarifa de energia elétrica da Eletropaulo.

"Esses fatores, entre outros de menor magnitude, afetaram tanto a projeção de preços livres quanto a dos preços administrados", afirmam os economistas do Itaú Unibanco.

Tanto que, para os preços livres - aqueles que são formados no mercado sob a dinâmica da oferta e da demanda -, o Itaú Unibanco elevou sua projeção neste ano de 6,8% para 6,9%. "Elevamos a projeção para a alimentação no domicílio de 7% para 7,4% diante dos resultados mais pressionados na margem e do efeito estimado da elevação do ICMS no Paraná sobre gêneros alimentícios".

"Para os serviços, ajustamos ligeiramente a projeção do ano, de 7,8% para 7,9%, diante da maior pressão de alimentação fora do domicílio e de alguns serviços mais dependentes do consumo de energia elétrica", disseram os economistas do Itaú Unibanco.

TAGS