PUBLICIDADE
Notícias

Índice de Serviços sobe 0,85% na 2ª quadrissemana, informa Fipe

14:40 | 19/05/2015
O Índice Geral de Serviços (IGS) captou taxa de inflação de 0,85% na segunda quadrissemana de maio na capital paulista, de acordo com divulgação realizada nesta terça-feira, 19, pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). O resultado foi menor que o verificado na primeira leitura do mês, quando houve avanço de 1,36% no indicador.

A taxa do IGS ficou levemente mais alta do que a registrada pelo tradicional Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da mesma Fipe, que é mais abrangente. Entre a primeira medição de maio e a segunda quadrissemana, a inflação registrada pelo indicador geral do instituto passou de 1,04% para 0,83%.

Tanto no IGS como no IPC, o item que mais contribuiu para a alta foi a energia elétrica. Em ambos os indicadores, o item, que vem perdendo força a cada levantamento, avançou 8,67% na segunda quadrissemana de maio ante 15,65% da leitura inicial do mesmo mês.

Na ponta contrária, a conta de telefonia fixa foi o item que mais aliviou tanto o IGS como o IPC. Na segunda quadrissemana, ela recuou 2,42% contra baixa anterior de 3,16%.

Mereceu destaque da Fipe também em ambos os rankings de pressão de baixa o item passagem aérea. Na segunda leitura do mês, ela mostrou declínio de 9,36% ante 7,91% da primeira medição de maio.

TAGS