PUBLICIDADE
Notícias

Empresário envolvido em esquema de fraude é preso em Aeroporto

Com ele, a Polícia Federal (PF) cumpriu o último mandado de prisão da investigação

19:18 | 11/05/2015

O empresário Fernando Hélio Carneiro - investigado da Operação Fidúcia - foi preso na última sexta-feira, 8, quando desembarcou no Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, vindo dos Estados Unidos. Com ele, a Polícia Federal (PF) cumpriu o último mandado de prisão da investigação.

Conforme a investigação da PF, Fernando é considerado um dos líderes do esquema e era sócio de várias empresas envolvidas na fraude. O empresário é irmão de outro investigado na Operação Fidúcia, Ricardo Alves Carneiro.

Defesa prévia

Os réus no processo criminal sobre o esquema - José Hybernon Cysne Neto e Israel Batista Ribeiro Júnior - apresentaram na última sexta-feira, 8, a defesa prévia à 32ª Vara Federal. Já Ricardo Alves Carneiro e Diego Pinheiro Carneiro têm até quarta-feira, 13, para entregar.
[SAIBAMAIS2]Os quatro foram presos na Operação Fidúcia, mas libertados através de habeas corpus. Ricardo, Diego e Israel ficaram presos no Ceará, enquanto Hybernone no Rio de Janeiro.

Réus
No último dia 28 de abril, simultaneamente, o juiz da 32ª Vara Federal, Francisco Luis Rios Alves, acatou a denúncia feita pelo Ministério Público Federal contra Ricardo, Diego, Hybernone e Israel. Durante a fase de inquérito, o caso chegou a ter pelo menos 30 nomes citados, incluindo outros empresários, gerentes e sócios “laranjas”.

Enquanto aguardam o andamento do processo em liberdade, os réus passam a responder judicialmente por crimes contra o sistema financeiro (fraude em gestão de instituição financeira e evasão de divisas), uso e falsificação de documento forjado, corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro.

Redação O POVO Online

TAGS