PUBLICIDADE
Notícias

Boa Vista: demanda do consumidor por crédito cai 1,2% em abril ante março

11:40 | 28/05/2015
A demanda do consumidor por crédito caiu 1,2% em abril ante março, descontados os efeitos sazonais, segundo pesquisa da Boa Vista SCPC. Na comparação com abril do ano passado, a queda é de 13,8%. No acumulado dos quatro primeiros meses do ano há retração de 11,2% ante igual intervalo de 2014. Em 12 meses, a procura registra baixa de 10,2%, o menor nível desde o início da série histórica, há cinco anos.

"O consumidor tem sido mais cauteloso em tempos de incertezas. Os fatores macroeconômicos têm contribuído decisivamente para a piora do índice ao longo dos últimos meses. A alta das taxas de juros, a inflação consistentemente elevada e a piora do mercado de trabalho são algumas das variáveis condicionantes deste cenário", dizem os analistas da Boa Vista em nota. A empresa argumenta que uma inflexão da tendência da procura por crédito somente se concretizará com a melhoria da confiança na economia, "cenário factível caso se consolidem os ajustes de política monetária e fiscal, atualmente em curso".

Considerando os segmentos que compõem o indicador, a demanda nas instituições financeiras caiu 2,2% em abril, na margem, enquanto para o segmento não-financeiro a queda foi de 0,6%. Na variação anual, as baixas foram de 14,4% e 13,4%, respectivamente.

O indicador da Boa Vista é elaborado a partir da quantidade de consultas de CPF à base de dados da empresa. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal.

TAGS