PUBLICIDADE
Notícias

Abimaq diz ser contra flexibilização da política de conteúdo local

17:50 | 06/05/2015
O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), Carlos Pastoriza, afirmou nesta quarta-feira, 6, que a Associação é contra qualquer flexibilização na política de conteúdo local. "Deveríamos, pelo contrário, fazer com que a atual legislação de conteúdo local fosse de fato cumprida", afirmou.

O ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, disse na segunda-feira, 4, em Houston (Texas, Estados Unidos), que o governo estuda mudanças na política de conteúdo local para o setor de petróleo - que exige que boa parte dos equipamentos usados nos blocos de exploração sejam construídos no País. Segundo ele, o ministério trabalha para apresentar em 30 a 60 dias uma proposta para o governo, em parceria com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

"Nós somos contra flexibilização. Para mim, é querer encontrar culpado, querer justificar incompetências de várias ordens", afirmou Pastoriza. "Somos contra qualquer tipo de conversa nessa linha", completou.

Para Pastoriza, diminuir o uso de conteúdo nacional significa comprar tecnologia e produtos de fora e fazer do País apenas "um apertador de parafusos". "Se quiserem preservar um pouco da cadeia produtiva não podem flexibilizar, pelo contrário, tem que aperfeiçoar os mecanismos existentes e ampliar a fiscalização e o controle", disse.

TAGS