PUBLICIDADE
Notícias

Berzoini diz que reclamação sobre qualidade da telefonia móvel é mundial

11:40 | 29/04/2015
O ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, reconheceu nesta quarta-feira, 29, que a quantidade de reclamações sobre os serviços de telefonia e internet móvel "é grande mesmo" e disse que o governo tem cobrado melhorias por parte das operadoras. "Reclamação sobre a qualidade da telefonia móvel é mundial, não é exclusividade do Brasil", afirmou em audiência pública na Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados. "O esforço é ampliar a quantidade de antenas sem aumentar o número de estações rádio base, e isso se faz com compartilhamento da infraestrutura", completou.

Segundo o ministro, uma alternativa para melhorar a cobertura e a qualidade do sinal das empresas é a utilização de pequenas antenas (small cells, no jargão do setor em inglês), que já possuem incentivo fiscal desde o ano passado. "Talvez seja melhor ter milhares de pequenas antenas do que centenas de antenas convencionais", acrescentou.

Berzoini voltou a citar o Programa Banda Larga Para Todos, que o governo pretende anunciar em breve, com a utilização de leilões reversos para estimular a iniciativa privada a participar do plano de universalização da banda larga rápida no País, utilizando créditos do Fistel. "Há mecanismos tributários para estimular investimentos em dados. A concessão de créditos tributários já foi utilizada em alguns Estados e podemos utilizar isso também. Vamos conversar com os Ministérios da Fazenda e do Planejamento", concluiu.

TAGS