PUBLICIDADE
Notícias

Itália registra alta inesperada da produção industrial

11:24 | 10/10/2012
A produção industrial da Itália cresceu em agosto pela primeira vez em três meses, segundo dados divulgados hoje pelo instituto nacional de estatísticas Istat, vindo bem acima da expectativa dos analistas.

A produção industrial na terceira maior economia da zona do euro subiu 1,5% em agosto ante julho, em termos sazonalmente ajustados, informou o Istat. O número veio acima da queda de 0,5% esperada por economistas consultados pela Dow Jones.

O resultado de julho foi revisado, para queda de 0,1%, de declínio de 0,2% anteriormente. Na comparação com igual período do ano passado, a indústria italiana produziu 5,2% mais em agosto, em termos ajustados pelos dias úteis, informou o Istat. O número anual para julho também foi revisado, de -7,3% para -7,2%.

A produção de bens de capital cresceu 2,3% ante julho, enquanto a de bens intermediários caiu 0,5% e a de energia subiu 1,0%, um aumento provavelmente causado pela elevação das temperaturas e uso maior de ar condicionado, de acordo com o Istat. Já a produção de bens de consumo teve alta de 4,0% em agosto em relação a julho e a de bens duráveis saltou 12,4%.

A economia da Itália deve apresentar contração pelo quinto trimestre consecutivo nos três meses encerrados em setembro, em meio à queda na demanda doméstica causada pelo programa de austeridade fiscal e a desaceleração do comércio mundial. As informações são da Dow Jones.

TAGS