PUBLICIDADE
Notícias

Preço de energia na plataforma Brix cai 34% em junho

13:23 | 16/07/2012
O preço de energia elétrica de fonte convencional do contrato spot para entrega no mês de junho na plataforma da Brix caiu 34% em relação ao mês anterior. O número, divulgado nesta segunda-feira pela Brix, corresponde às negociações entre agentes do Ambiente de Contratação Livre (ACL) participantes da Brix no período de 14 de junho de 2012 a 11 de julho de 2012, considerado o mês base utilizado pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

No início do mês, a Brix divulgou que o preço em junho havia caído 30% ante o mês anterior. Esse estudo, contudo, considerava o mês calendário e não o intervalo analisado pela CCEE, com encerramento em meados do mês corrente.

Ao longo de junho, entre o dia 14 do mês passado e 11 de julho, os preços variaram de R$ 128,65 MWh a R$ 126,04 MWh, uma oscilação de 2%. "Os valores no período reforçam a tendência de queda no preço da energia no mercado spot que prevaleceu até o início deste mês", comenta em nota o diretor-presidente da Brix, Marcelo Mello.

"A partir do início de julho, com um volume de chuvas no Sudeste/Centro-Oeste e Sul significativamente menor que o verificado em junho, o PLD voltou a subir mas ainda está em patamar inferior à média do mês de junho", destaca o executivo, referindo-se ao preço da energia vendida no mercado de curto prazo (PLD).

TAGS