PUBLICIDADE
Notícias

Preço da energia pode cair 10% com renovação de concessões, diz ministro

Ministro Lobão diz que número ainda não está fechado, mas será uma redução ''considerável''

07:13 | 19/07/2012
A redução no preço da energia com a decisão de renovar as concessões do setor elétrico será de mais de 10%, já incluindo a prevista redução de encargos, segundo informou o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, nesta quarta-feira.

“Não fechamos nenhum número e estamos examinando. Achamos que pode ser uma redução considerável, mas como a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) está fazendo os cálculos não podemos adiantar”, disse.

O ministro afirmou que o governo ainda não definiu se a decisão será feita via Medida Provisória ou Projeto de Lei. Segundo o ministro, a definição da renovação das concessões está demorando porque o governo está aperfeiçoando o texto que será enviado ao Congresso. Já o cálculo dos investimentos amortizados nos ativos que terão a concessão renovada será feito caso a caso, usina a usina, de acordo com ele.

Lobão disse que muito dificilmente haverá aumento da mistura obrigatória de etanol na gasolina neste ano. Atualmente, a adição é de 20%.

“Só podemos fazer o aumento tendo a garantia da existência do etanol. Dificilmente (o aumento) ocorreria esse ano”, disse Lobão.

Lobão disse que a Petrobras "continua insistindo na necessidade de reajuste" dos preços da gasolina. Mas, segundo o ministro, não há previsão sobre quando um novo aumento seria aplicado.

A Cide foi zerada quando a Petrobras reajustou em 7,83% o preço da gasolina nas refinarias, medida que passou a valer em 25 de junho. Assim, um novo aumento do combustível acabaria sendo repassado ao consumidor, como aconteceu com o óleo diesel, que teve repasse ao consumidor final de cerca de 4%, após um segundo aumento realizado neste mês. O diesel também teve os preços reajustados junto com a gasolina no mês passado, mas foi coberto na ocasião pela Cide. As informações são do jornal O Globo

Redação O POVO Online

TAGS