Marisol fecha capital na Bolsa de Valores
A Companhia Marisol concluiu operação para recomprar ações emitidas na Bolsa de valores. Na manhã desta quarta-feira, 11, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) anunciou que foi aprovado o resgate de 949.126 ações nominativas, escriturais, sem valor nominal, de emissão da Companhia remanescentes em circulação. Do total, 15.590 são ordinárias (com direito a voto) e 933.536 preferenciais (sem direito a voto).
A decisão da empresa significa que ela está fechando capital na Bolsa de Valores, como explicou o economista José Maria Porto. “O que está havendo é um fechamento de capital. A empresa lança ações em um IPO e as compra de volta”, destacou.
O resgate das ações foi feito pelo preço por ação ofertado na Oferta Pública de Aquisição de Ações Ordinárias e Preferenciais de Emissão da Marisol (OPA). O valor é de R$3,05 ajustado pela Taxa Selic acumulada.
De acordo com Porto, o fechamento de capital é uma operação prevista e existe uma instrução na CVM. Ele disse ainda que a empresa deixa o mercado de capitais quando não há interesse em partilhar a empresa com novos sócios. “Ou a empresa recebe dinheiro novo de um novo sócio ou pratica o endividamento”.
O economista explicou ainda que muitas empresas fecham o capital na Bolsa de Valores também por não quererem se expor ao mercado ou por ser muito caro mantê-la nessa condição. Estrutura de governança e diretoria de relações com investidores demandam recursos extras das empresas. “Dentro do planejamento estratégico, a empresa achou que não era viável”, completou.
Le Lis Blanc compra a marca Rosa Chá da Marisol por R$ 10 milhões
A marca Rosa Chá, famosa no segmento de moda praia, agora é de propriedade da Restoque, varejista de vestuários que detém a marca Les Lis Blanc. A empresa comprou da catarinense Marisol o direito a usar a marca. A Marisol possui uma fábrica em Pacatuba, no Ceará.
A operação inclui apenas um ativo: a marca, fundada pelo estilista Amir Slama, em 1993. Atualmente, a grife estava sob comando da fabricante Marisol.
Os planos para a Rosa Chá se assemelham ao que foi posto em prática com as outras duas marcas compradas pelas companhia -- a Bo. Bô, em 2008, e a John John, no ano passado. Em Fortaleza, há uma loja da Bo. Bô no shopping Varanda. Há duas Le Lis Blanc no Iguatemi e na Dom Luís.
Com ambas as grifes, a Restoque deu largada a um plano de expansão de lojas próprias, usando o conhecimento de varejo que tinha com a operação da Le Lis Blanc, principal marca do grupo. Até dezembro, serão de 51 unidades da Bo.Bô e 42 da John John. Com informações do Valor Econômico.
O POVO Online procurou a Marisol, mas ainda não obteve retorno.