PUBLICIDADE
Notícias

Trichet defende ações recentes feitas pelo BCE

17:01 | 24/03/2012
O ex-presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet, defendeu neste sábado as ações recentes do BCE de fornecer crédito para o sistema financeiro da zona do euro como "totalmente justificadas". Trichet disse que o BCE evitou uma "ameaça imediata de um problema maior, muito grave" para o sistema financeiro da Europa ao oferecer os empréstimos nos últimos meses para evitar um credit crunch.

Mas, "ainda estamos em crise", não apenas na zona do euro, afirmou ele a acadêmicos e economistas de bancos centrais. Trichet participou de um evento organizado pelo Federal Reserve sobre a resposta dos BCs à crise financeira.

O ex-presidente do BCE disse que as autoridades monetárias europeias precisam continuar a exigir que os bancos europeus construam um amortecimento de capital suficiente para lidar com o risco de default que ainda ameaça a região.

Os países da zona do euro precisam também usar o alívio fornecido pelo BCE para concluir o trabalho de reestruturação de suas economias e de suas enormes dívidas projetadas, afirmou ele. "A mensagem inclusive precisa ser bem clara: não tirar vantagem da situação" oferecida pelo BCE. As informações são da Dow Jones.

TAGS