PUBLICIDADE
Notícias

Para Coutinho, País deve crescer agora via investimento

16:16 | 23/03/2012
O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, disse nesta sexta-feira que o Brasil precisa crescer, agora, por meio de investimentos e não mais via ampliação do crédito ao consumidor. "O ciclo do endividamento familiar é como sanfona. Abre, mas a partir de certo momento é preciso parar para poder expandir de novo", disse.

Coutinho voltou a afirmar que é preciso elevar a taxa agregada de poupança do País e que os investimentos deveriam atingir 24% do Produto Interno Bruto (PIB). Hoje, eles representam menos de 20%. "Isso é preciso para sustentar o crescimento com estabilidade", afirmou.

O presidente do BNDES disse ainda que o País tem como um dos seus desafios facilitar o investimento estrangeiro, criando mecanismos que minimizem os riscos causados pela variação do real. Segundo ele, uma das medidas adotadas é reduzir a tributação nas debêntures de prazo longo vinculadas a projetos de infraestrutura e projetos da indústria. Luciano Coutinho participou, nesta sexta-feira, de almoço na Câmara Oficial Espanhola de Comércio no Brasil, em São Paulo.

TAGS