PUBLICIDADE
Notícias

Meta de exportações para 2012 aumenta 3%

Expectativa só não é maior por conta da crise internacional

16:35 | 01/03/2012
O secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Alessandro Teixeira, anunciou nesta quinta-feira, 1º, a meta do governo para exportações em 2012. A estimativa para o ano é US$ 264 bilhões, valor 3,1% superior à estimativa de vendas externas no ano passado, que foi US$ 257 bilhões.

Teixeira destacou ainda que o valor pode ser revisado de acordo com o desempenho das exportações. Além disso, o atual momento de instabilidade econômica exigiu “cautela” por parte do governo na definição da meta. “Hoje, conseguimos ter visão mais clara do que está acontecendo na economia europeia e na americana. A meta podia ser mais ambiciosa sim, mas não posso afirmar (se vai aumentar), por conta da falta de clareza da economia da União Europeia”, disse.

Apesar do quadro crítico no cenário internacional, o momento de recuperação na economia norte-americana, aliado ao aumento das exportações de produtos manufaturados, permitiu que a meta de exportações continuasse em ritmo crescente. “A recuperação dos Estados Unidos, economicamente, é muito importante, e já notamos recuperação da economia. Mas a União Europeia ainda tem ponto de interrogação, o que faz com que sejamos mais cautelosos”, finalizou.
Agência Brasil

TAGS