PUBLICIDADE
Notícias

Mantega faz críticas à Organização Mundial do Comércio

14:56 | 13/03/2012
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, fez hoje várias críticas à Organização Mundial do Comércio (OMC) após ser questionado na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado pelo senador José Pimentel (PT-CE). "Vou ser curto e grosso, Pimentel. A OMC está desatualizada em matéria de concorrência comercial. Essa é que é a verdade". O ministro alegou que vários países vêm usando mais câmbio do que no passado e que, antigamente, o mais comum era o uso de subsídios diretos e indiretos. "Para mim, isso é subsídio cambial."

Mantega comentou que a OMC até prevê que se examine esse uso do câmbio, mas enfatizou que o organismo internacional não possui o mecanismo adequado para a verificação. "Temos que criar figura do dumping cambial para que o Brasil possa ser preservado", defendeu.

O ministro considerou que, de certa forma, o Brasil está fazendo uma intervenção que é aceita no mundo todo. "O FMI apoiou. Antes, dizia que era ruim", ironizou. Para Mantega, é preciso trabalhar para que a OMC aceite a proposta e ele disse que sente que o Brasil está cada vez mais próximo de introduzir essa questão. "Será uma vitória se conseguirmos", previu.

Apesar de avaliar a tarefa como complicada, em função de a OMC se mover "lentamente", o ministro disse ser possível que o Brasil conte com a ajuda dos Estados Unidos."Talvez os EUA se sensibilizem por conta da questão (cambial) com a China", comentou.

TAGS