PUBLICIDADE
Notícias

Crescimento do PIB revisado para 1,4% em 2011

Economistas definem uma recessão como dois trimestres consecutivos de contração da atividade

16:30 | 06/03/2012
O crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) da Eurozona foi de 1,4% em 2011, de acordo com a segunda estimativa da agência de estatísticas Eurostat, que revisou para baixo o cálculo anterior de 1,5%.

No quarto trimestre trimestre de 2011, o PIB da zona do euro registrou um retrocesso de 0,3% na comparação com o período anterior, o mesmo resultado da primeira estimativa.

A queda do PIB no quarto trimestre na Eurozona é uma notícia ruim para o bloco de 17 países, pois reaviva os temores de uma nova recessão no início do ano, caso sejam confirmadas as previsões de qo primeiro trimestre de 2012 terminará com números vermelhos.

Os economistas definem uma recessão como dois trimestres consecutivos de contração da atividade.

O comissário europeu de Assuntos Monetários, Olli Rehn, afirmou nesta terça-feira em Paris que a zona do euro está em uma "recessão moderada".

"Tenho a convicção de que as reformas executadas, apesar de difíceis para nossos cidadãos, constituem uma base sólida para um crescimento sustentável" declarou.

No conjunto da Eurozona, apenas três países registraram crescimento no quarto trimestre do ano passado: Eslováquia (%2b0,9%), França (%2b0,2%) e Finlândia (%2b0,1%).

Portugal (-1,3%), Estônia (-0,8%), Itália e Holanda (ambos -0,7%) foram os países com os piores resultados.

A Alemanha sofreu uma contração de 0,2%, assim como a Bélgica, enquanto na Espanha o recuo foi de 0,3%.

No conjunto dos 27 países da União Europeia (UE), o PIB caiu 0,3% no último trimestre do ano passado, mas fechou 2011 com avanço de 1,5%.
AFP

TAGS