PUBLICIDADE
Notícias

Atingidos por barragens ocupam sede da Chesf

Cerca de 200 mil famílias já foram expulsas de suas terras, sem direitos, para a construção de barragens, de acordo com estimativa do MAB

09:34 | 13/03/2012

Cerca de mil pessoas atingidas por barragens de cinco Estados nordestinos - Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Bahia - começaram a ocupar, na manhã de hoje o pátio interno do prédio da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), no Recife.

 

Eles montam barracas e trouxeram alimentos, dispostos a permanecerem no local até que o governo federal discuta uma série de reivindicações, que vão da discussão do atual modelo energético brasileiro à redução da tarifa de energia - a quinta mais cara do mundo - para trabalhadores e um plano de desenvolvimento para as regiões atingidas pelas barragens.

 

O movimento é nacional, dentro da jornada de lutas do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), com atividades semelhantes em Brasília, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rondônia, Pará e Rio de Janeiro. "O modelo brasileiro privilegia as grandes corporações e empresas e não fortalece a soberania nacional", afirma o dirigente nacional do MAB, José Josivaldo Alves de Oliveira.

 

Ao mesmo tempo, destaca ele, deixa ao "Deus dará" as famílias atingidas. Cerca de 200 mil famílias já foram expulsas de suas terras, sem direitos, para a construção de barragens, de acordo com estimativa do MAB. A mobilização conta com o apoio da Comissão Pastoral da Terra (CPT), Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e Sindicato dos Urbanitários.

 

Agência Estado

TAGS