PUBLICIDADE
Notícias

Zona do euro reavaliará fundos de proteção em março

19:43 | 26/02/2012
As economias mais poderosas do mundo disseram, hoje, que a zona do euro concordou em examinar a possibilidade de aumentar, em março, seus próprios fundos de resgate, o que pavimentaria o caminho para que mais recursos sejam emprestados ao Fundo Monetário Internacional (FMI), na construção de seu próprio poder de fogo.

"Os países da zona do euro vão reavaliar a força de suas linhas de apoio (financeiro) em março. Isto deverá fornecer uma força essencial para nossas considerações em andamento para mobilizar recursos para o FMI", disseram, em comunicado, os ministros das Finanças e os banqueiros centrais do G-20.

"Estamos revendo opções para garantir que recursos para o FMI possam ser mobilizados tempestivamente", continuou o comunicado. O documento cita que os recursos ao FMI serão aumentados por meio de financiamentos bilaterais e acordos de compras de papéis (notas) vindas dos membros (do FMI).

Os oficiais do FMI têm dito que o G-20 estabeleceu a meta de reunir um total de US$ 2 trilhões em proteção financeira (firewall), o que inclui recursos combinados dos fundos europeus temporário e permanente, recursos já existentes do FMI e cerca de US$ 600 bilhões em novos empréstimos ao Fundo.

O G-20 disse que as expectativas de crescimento para 2012 são moderadas e que os riscos negativos continuam altos. O comunicado também cita que: "Nós estamos alerta aos preços mais elevados do petróleo e parabenizamos o compromisso dos países produtores de continuar a garantir oferta adequada".

O comunicado não fez referência às questões relativas a taxas de câmbio, um tema importante em encontros anteriores. O documento disse apenas que o grupo irá fortalecer a monitoração e responsabilidade sobre políticas fiscais, financeiras estruturais, monetárias e cambiais. As informações são da Dow Jones.

TAGS